quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Quando as cordas se rompem!


Ouve, SENHOR, a justiça; atende ao meu clamor; dá ouvidos à minha oração, que não é feita com lábios enganosos.
2 Saia a minha sentença de diante do teu rosto; atendam os teus olhos à razão.
3 Provaste o meu coração; visitaste-me de noite; examinaste-me, e nada achaste; propus que a minha boca não transgredirá.
4 Quanto ao trato dos homens, pela palavra dos teus lábios me guardei das veredas do destruidor.
5 Dirige os meus passos nos teus caminhos, para que as minhas pegadas não vacilem.
6 Eu te invoquei, ó Deus, pois me queres ouvir; inclina para mim os teus ouvidos, e escuta as minhas palavras.
7 Faze maravilhosas as tuas beneficências, ó tu que livras aqueles que em ti confiam dos que se levantam contra a tua destra.
8 Guarda-me como à menina do olho; esconde-me debaixo da sombra das tuas asas,
9 Dos ímpios que me oprimem, dos meus inimigos mortais que me andam cercando.
10 Na sua gordura se encerram, com a boca falam soberbamente.
11 Têm-nos cercado agora nossos passos; e baixaram os seus olhos para a terra;
12 Parecem-se com o leão que deseja arrebatar a sua presa, e com o leãozinho que se põe em esconderijos.
13 Levanta-te, SENHOR, detém-no, derriba-o, livra a minha alma do ímpio, {com}) a tua espada;
14 Dos homens {com}) a tua mão, SENHOR, dos homens do mundo, cuja porção está nesta vida, e cujo ventre enches do teu tesouro oculto. Estão fartos de filhos e dão os seus sobejos às suas crianças.
15 Quanto a mim, contemplarei a tua face na justiça; eu me satisfarei da tua semelhança quando acordar

1 . O CONTEXTO
1.1 - O Salmo 17 é a descrição do quadro onde Davi é forçcado a fugir de Saul por causa do seu ciúme doentio. No versiculo
ele comparou seu perseguidor(Saul) a "leão" devorador cruel e feroz.


1.2 -O contexto histórico deste salmo é aquele em que Davi realiza um grande feito de matar o gigante Golias e conquistar a fama de grande guerreiro.

"Saul matou milhares e Davi, dezenas de milhares" (1 Samuel 18.7)

1.3 - A popularidade que Davi conquistou lhe custu caro. Ele passou a ter mais distinção que Saul! Por essa razão, o rei, cheio de um ciúme neurótico, A partir deste momento, o futuro rei de Israel passaria a enfrentar algumas realidades desestabilizadoras.

a) Perda do status e prívilégios da corte

"Davi sau-se bem em todos os lugares onde Saul o enviou Então Saul o promoveu a comandante do seu exército. E isso agradou a todo o exercito, inclusive aos outros oficiais." 1 Samule 18:5

b) Perda do cônjuge

"Porém Mical, a outra filha de Saul, se apaixonou por Davi. E quando Saul soube disso ficou contente.(...) Por isso ficou com mais medo ainda de Davi e pelo resto da vida foi seu inimigo" 1 Samuel 18:20 e 29

c) Perda do mentor

"Então enviou Saul mensageiros para trazerem a Davi, os quais viram uma congregação de profetas profetizando, onde estava Samuel que presidia sobre eles; e o Espírito de Deus veio sobre os mensageiros de Saul, e também eles profetizaram.E, avisado disto Saul, enviou outros mensageiros, e também estes profetizaram; então enviou Saul ainda uns terceiros mensageiros, os quais também profetizaramEntão foi também ele mesmo a Ramá, e chegou ao poço grande que estava em Secu; e, perguntando, disse: Onde estão Samuel e Davi? E disseram-lhe: Eis que estão em Naiote, em Ramá.Então foi para Naiote, em Ramá; e o mesmo Espírito de Deus veio sobre ele, e ia profetizando, até chegar a Naiote, em Ramá.E ele também despiu as suas vestes, e profetizou diante de Samuel, e esteve nu por terra todo aquele dia e toda aquela noite; por isso se diz: Está também Saul entre os profetas?" 1 Samuel 19: 20-24

d) Perda do amigo íntimo.


"Então se acendeu a ira de Saul contra Jônatas, e disse-lhe: Filho da mulher perversa e rebelde; não sei eu que tens escolhido o filho de Jessé, para vergonha tua e para vergonha da nudez de tua mãe?Porque todos os dias que o filho de Jessé viver sobre a terra nem tu estarás seguro, nem o teu reino; pelo que envia, e traze-mo nesta hora; porque é digno de morte.Então respondeu Jônatas a Saul, seu pai, e lhe disse: Por que há de morrer? Que tem feito? Então Saul atirou-lhe com a lança, para o ferir; assim entendeu Jônatas que já seu pai tinha determinado matar a Davi. Por isso Jônatas, todo encolerizado, se levantou da mesa; e no segundo dia da lua nova não comeu pão; porque se magoava por causa de Davi, porque seu pai o tinha humilhado."

1 Samuel 20:30-34

e) Perda do seu referencial de caráter.

"Porém Mical, a outra filha de Saul, se apaixonou por Davi. E quando Saul soube disso ficou contente.(...) Por isso ficou com mais medo ainda de Davi e pelo resto da vida foi seu inimigo" 1 Samuel 18:20 e 29


2. ENFRENTANDO AS REALIDADES DESESTABILIZADORS DE FRENTE.

O salmo 17 é, portanto, uma análise do coração exilado de Davi: ele quer ajuda, proteção e segurança.

2.1 - A primeira reação de Davi diante da perseguição de Saul, não foi de defesa, mas de uma auto-análise honesta do seu próprio coração.

"Ouve, SENHOR, a justiça; atende ao meu clamor; dá ouvidos à minha oração, que não é feita com lábios enganosos.
2 Saia a minha sentença de diante do teu rosto; atendam os teus olhos à razão.
3 Provaste o meu coração; visitaste-me de noite; examinaste-me, e nada achaste; propus que a minha boca não transgredirá.
4 Quanto ao trato dos homens, pela palavra dos teus lábios me guardei das veredas do destruidor.
5 Dirige os meus passos nos teus caminhos, para que as minhas pegadas não vacilem."

2.2 - Em segundo lugar, Davi apresenta o seu problema ou crise ao Senhor, pedindo Sua intervenção.

"6 Eu te invoquei, ó Deus, pois me queres ouvir; inclina para mim os teus ouvidos, e escuta as minhas palavras.
7 Faze maravilhosas as tuas beneficências, ó tu que livras aqueles que em ti confiam dos que se levantam contra a tua destra."

2.3 - Em terceiro lugar, Davi deseja ser alguém mado e aceito por Deus.

"8 Guarda-me como à menina do olho; esconde-me debaixo da sombra das tuas asas"

2.4 - Em ultimo lugar, Davi acredita que o alivio para a sua alma depende da benegnidade do Senhor.

"15 Quanto a mim, contemplarei a tua face na justiça; eu me satisfarei da tua semelhança quando acordar. "

CONCLUSÃO

A disposição ou escolha aberta para ser ministro da graça é uma opção pelo sofrimento e pelo martírio; é o sacrifício da prazer!

Por maior que posso ser a tua dor.

Por mais forte o sofrimento que tu tenhas.

Não te te esqueças:

Perto está o salvador!

Quando clamas, Ele estende a Sua mão!

Tantos outros já provaram desse fel!

Mas , deixaram para trás o seu sofrer.

Confiaram em que pode socorrer...

Nessas horas:

Só Jesus pode valer!

Põe tua fé no salvador

Só Ele, pode atender a tua voz

E responder o teu clamor.

Põe tua fé no Salvador!

Só Ele pode!

Prova a paz que Ele dá no seu amor.

(Paulo César - Grupo Logos/Marcas)

by Carol Ayfus

Nenhum comentário: