segunda-feira, 19 de julho de 2010

Construindo relacionamentos saudáveis

Dia 20 de julho comemoramos o dia do amigo. Achei um artigo interessante na net e ele caiu perfeitamente com a data...


Segundo estudiosos da área de Psicologia, uma das maiores necessidades dos seres humanos atualmente é construir relacionamentos saudáveis. A tensão causada pelas necessidades de afirmação, sucesso e melhores condições de vida tem produzido um ser que não é verdadeiro no ambiente de trabalho, no recôndito do lar, na igreja e em qualquer grupo que freqüentar.

Como resolver essa questão? Eis a grande arte do ser humano. E os crentes estão livres desse mal? Não. Constantemente somos traídos pela natureza carnal e despejamos nossas mazelas sobre os outros. Alguns, de maneira impiedosa. Escrevendo um artigo comemorativo de seus 30 anos de ministério, o Pr. Isaltino declarou: “As piores pessoas que conheci na vida, não as conheci no bar de meu pai quando era criança. Conheci-as na igreja”. Disse isso, não desrespeitando a igreja, mas mostrando que não estamos livres de continuarmos no erro. Podemos deduzir de seu arrazoado que encontrou “falsidade, mentira, calúnia, murmuração, egoísmo, insubmissão”.

Algumas dicas:
1 – Tenha consciência de seu papel – Estima
*Cuidado para que a estima não passe a ser orgulho.

2 – Valorize o outro
*Cuidados com atitudes depreciativas – cor das pessoas, aspectos físicos, problemas enfrentados (As brincadeiras são boas, mas podem revelar verdades que você não teria coragem de assumir).
*Não se junte aos que sempre gostam de falar mal do outro. Como igreja, precisamos crescer nesse aspecto. “Pessoas enfadonhas falam de pessoas, pessoas inteligentes discutem idéias e pessoas que querem se desenvolver falam sobre o que pensam” – Cecil Osborne

3 – Trabalhe bem Elogio X Crítica
*Só atiram pedras em árvores com frutos. Melhor ouvir besteira do que ser surdo.
*Cuidado com os elogios.

4 – Valorize o carinho
*Mas cuidado com a aparência do mal. I Ts 5.22.

5 – Restabeleça a Comunicação
*Num momento em que se reclusa, o inimigo pode trabalhar na mente para atitudes bem carnais.
*Jesus e Pedro – O olhar de Jesus depois da negação e sua ida à praia para reanimar Pedro são exemplos de restabelecimento da comunicação.

6 – Perdoe Sempre
*Pedro e Jesus: “Até quantas vezes, Senhor? Até sete?”. “Até setenta vezes sete”.
*Para o crente, não existe essa de já fiz a minha parte. Não suporto mais.

Ore agora e lembre se alguém que você tem dificuldades no relacionamento. Procure essa pessoa depois, converse com ela, abra seu coração e peça perdão e lute para que o relacionamento seja saudável.

Nenhum comentário: