domingo, 23 de agosto de 2009

AMOR, ESSENCIA DO CRISTIANISMO!

"Como te roguei, quando parti para a macedônia, que ficasses em Éfeso, para advertires a alguns, que não ensinem outra doutrina,(4)Nem se dêem a fábulas ou a genealogias intermináveis, que mais produzem questões do que edificação de Deus, que consiste na fé; assim o faço agora.
(5)Ora, o fim do mandamento é o amor de um coração puro, e de uma boa consciência, e de uma fé não fingida.(6)Do que, desviando-se alguns, se entregaram a vãs contendas;(7)Querendo ser mestres da lei, e não entendendo nem o que dizem nem o que afirmam" 1 Timóteo 1:3-7


Cristianismo sem amor, é como casamento sem romance. É como a fé sem obras. É como uma obra sem prego e cimento. É como um edifício construído sobre a areia, não há firmeza e desabará em pouco tempo. O Cristianismo sem amor torna-se uma tagarelice sem importância, uma conversa fiada, inútil (v.6).

Desde a reforma protestante, tem-se focalizado muito mais a verdade e a fé do que o amor. Porém a base fundamental da religião é o amor e não a verdade. Sabemos que a verdade sem o amor se corrompe. O amor sem fé, torna-se infrutífero. Mas o amor deve vir em primeiro. A verdade sem o amor tende a discriminar, pois a verdade só vê o certo e o errado, o falso e o verdadeiro. A verdade discute, julga e valoriza, mas não tem lugar para o afago, para a misericórdia e para o perdão.

A falta de amor pode mutilar a mensagem do evangelho do Senhor Jesus e desviar a igreja de sua finalidade. Reunimos-nos para tratar de muitos assuntos, porém para tratar do que realmente pode causar diferença no mundo, nunca nos reunimos!
Em João 1:14 A Bíblia fala assim sobre Jesus: “Aquele que é a palavra tornou-se carne viveu entre nós. Vimos a sua glória, a gloria como do unigênito vindo do Pai, cheio de graça e de verdade.” Observe que a palavra graça vem antes da palavra verdade. Jesus estava disposto a passar por cima de qualquer conceito ou preconceito em nome do amor. Ao perdoar a mulher adultera Ele contradisse a lei de Moises. O amor é maior que a lei. Quando Jesus atendeu a mulher Síria Finicia que rogava por sua filhinha atormentada, Jesus contradisse a si mesmo. Ele havia dito aos discípulos que não deviam dirigir-se aos gentios, e disse à própria mulher que não devia tirar o pão dos filhos e dá-lo aos cachorrinhos, mas o argumento que ela usou despedaçou o coração de Jesus e Ele a atendeu. (Mc. 7:24-30). Quando Jesus curou no sábado Ele contradisse o costume judaico.
Sem amor nossa fé é morta e os dons espirituais ineficaz. (I Cor. 13).
Sem amor a nossa tradição vira tradicionalismo barato e sem ação, a nossa evangelização não passa de fanatismo. Com certeza o nosso conceito de amor esta errado.

Amar é mais do que abraçarmos uns aos outros quando o dirigente do culto manda, é mais do que fazer filantropia assistencial barata que só serve para aliviar a nossa consciência.

Nosso amor precisa manifestar-se dentro e fora da igreja, entre os da família da fé e para com aqueles que se encontram ao nosso redor.

A igreja evangélica é bem aceita e bem estruturada. Mas falta amor, de colaboradores nos transformamos em concorrentes.

Ao contrario do homem, Deus se interessa em pessoas não no que elas fazem. Uma igreja não pode ser vista como uma colméia, onde os membros só valem pelo que produzem. Cada pessoa é especial porque foi carinhosamente criada por Deus como um individuo, com personalidade, potencial e característica própria, distinta de todos os outros seres humanos como diz o salmista (Sl. 139:13-16). Além disso, na igreja cada um é especial porque tem o nome escrito no céu, porque faz parte da família do Senhor.

Precisamos ser uma igreja do amor. A igreja não pode ser uma rodoviária, onde as pessoas entram e saem e ninguém se dá conta. Somos família. Temos de chorar com os que choram valorizar uns aos outros, não pelo que produzem, mas pelo que cada um é, e pelo que podem tornar-se em Cristo Jesus. O batismo que mais precisamos não é o batismo de poder, é o batismo de amor. Quando a igreja for inundada pelo amor de Cristo, o poder do Espírito Santo fluirá de nossas vidas, e a terra se encherá de glória do Senhor.

Mas veja bem: a manifestação do amor não pode se restringir-se a igreja, precisamos chorar a sorte de milhões que nos rodeiam, temos que ser mais sensíveis à miséria alheia. Ajudar o próximo deve fazer parte do meu e do seu projeto de vida, porque era esse o projeto de vida de Jesus. Conheço um refrão de uma música que diz: “Quem sabe faz à hora não espera acontecer” precisamos nos programar para fazer acontecer, do contrario nos perderemos na caminhada. Não existimos para sermos ama seca de nós mesmos.

Existimos para nos desafiar a cumprir o maior mandamento: amar a Deus de todo o coração e ao próximo como a nós mesmo. Se falharmos nisso, toda a lei e os profetas caem por terra. Não existimos como igreja para massagear o ego uns dos outros com troca de elogios vazios, e sim para cumprir o mandato de fazer discípulos ensinando-os a guardar todas as coisas que Jesus nos ensinou.

Precisamos crescer! É um absurdo o Espírito Santo ter que gastar toda a energia do céu só para cuidar dos nossos desejos mesquinhos. Não podemos viver o resto da vida querendo que Deus e os céus se dobrem aos nossos pés. Observe que Paulo está orientando Timóteo a combater o bom combate apoiado nos princípios do evangelho, não em estruturas humanas (I Tm 1:3-4). Se não incorporarmos o evangelho em nossas vidas não seremos ouvido por ninguém.

Vivemos um cristianismo de pouca oração, pouca capacidade. A forma substituiu o conteúdo. O estrelismo substituiu o caráter. O talento vale mais que a piedade. O altar tem sido ocupado por pessoas desonestas e descompromissadas com o reino só porque tem talentos.

A nossa geração não está sendo alcançada porque nos falta o exercício da oração. O exercício da meditação já esta perdido.

O que faz um pássaro sofrer não é a gaiola e sim a proximidade do espaço livre. Não é o leito que faz um doente sofrer, e sim a lembrança do tempo que tinha saúde. O que me faz sofrer é saber que podemos transformar a nossa geração e não o fazemos por falta de poder e autoridade espiritual, por falta de oração.


Nossa pregação tem que deixar de ser palavra e tornar-se vida. “Com isto todos saberão que vocês são meus discípulos, se vocês amarem uns aos outros.” Jô. 13:35.



"O amor é paciente, é benigno; o amor não arde em ciúmes, não se ufana, não se ensoberbece, (5) não se conduz inconvenientemente, não procura os seus interesses, não se exaspera, não se ressente do mal; (6) não se alegra com a injustiça, mas regozija-se com a verdade; (7) tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. (8) O amor jamais acaba; mas havendo profecias,desaparecerão; havendo línguas, cessarão;havendo ciência, passará. (13) Agora,pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três; porém o maior deles é o amor" 1 Coríntios13:4-8,13.


Que a fé e a esperança nunca venha faltar em nossas vidas, porém não podemos esquecer que o amor é maior do que tudo, ele é o cimento que solidifica o corpo de Cristo que é a igreja.



AMÉM


Nenhum comentário: